Algumas expressões
Olá galeraaa vou mostrar pra vocês algo diferente, no entanto curioso e muito engraçado que são algumas frases que dizemos no nosso dia- á- dia e não sabemos direito de onde veio essas falas (expressões)...
Por que dizemos “lágrimas de crocodilo”?
Você já deve ter escutado a expressão “lágrimas de crocodilo” em referência a alguém que chora, indicando que o choro é fingido, falso ou hipócrita. Mas por que se diz isso? Será que os crocodilos choram, mesmo?
Quando o crocodilo está digerindo um animal, a passagem deste pode pressionar com força o céu da boca do réptil, o que comprime suas glândulas lacrimais. Assim, enquanto ele devora a vítima, caem lágrimas de seus olhos. São lágrimas naturais, mas obviamente não significam que o animal se emocione ou sinta pena da sua presa. Daí vem a expressão "lágrimas de crocodilo", querendo dizer que, embora a pessoa chore, suas lágrimas não significam que ela esteja sofrendo, e muitas vezes são mesmo apenas um fingimento.De onde vem a expressão “fazer de gato-sapato”?
Fazer alguém de gato-sapato é humilhar, desprezar, maltratar essa pessoa. Mas de onde vem essa expressão?
Segundo nos conta o professor Ari Riboldi, no seu livro O Bode Expiatório, a origem seria a situação mais humilhante que poderia acontecer com um gato, ou seja, ser subjugado sob as patas de um cão, seu costumeiro e antigo rival.
O gato "sob a pata" ficaria, depois, sopata, como aconteceu com o "sob o papo" que virou sopapo e "sob o pé", que se transformou em sopé. Mas a expressão não vingou e o que se popularizou foi "gato-sapato".O que significa a expressão “boi de piranha”?
É comum ouvir falar que alguém é o "boi de piranha" em uma situação de conflito. Segundo o professor Ari Riboldi, "o boi de piranha é aquele que se submete ou é submetido a um sacrifício para livrar outra pessoa de uma dificuldade ou da culpa".
No seu livro O Bode Expiatório, o professor conta que a expressão surgiu da necessidade de atravessar o gado em rio com piranhas. O boiadeiro deveria escolher um animal velho ou doente e colocá-lo na água em local acima ou abaixo do ponto de travessia. Enquanto as piranhas devoram o boi escolhido, os demais passam pelo rio e seguem a caminhada sem dificuldade.
De onde vem a expressão “ovelha negra”?
Você é - ou conhece alguém que é - a ovelha negra da família? Receber esse apelido popular não é nada agradável. A ovelha negra é aquele cuja conduta inadequada destoa da família ou de um grupo social. Normalmente, o dono dessa alcunha tem um comportamento desagregador, desajustado ou violento.
Segundo o professor Ari Riboldi, no seu livro O Bode Expiatório, a expressão tem origem no fato de que "nas religiões pagãs antigas, todo o animal preto era visto como força das trevas". Muitas vezes, inclusive, os animais dessa cor eram sacrificados em homenagem aos deuses.
Além disso, os pastores preferiam as ovelhas brancas porque sua lã podia ser tingida ao contrário das da cor preta. Por não servir para o tingimento de sua lã, os animais da cor negra tinham menor valor no mercado.
Com o passar dos anos, a expressão "ovelha negra" ganhou o uso que tem hoje e passou a classificar qualquer pessoa que se destacava de forma negativa em um grupo. O "diferente", o que não se enquadra no "rebanho".
Qual o significado da expressão “matar cachorro a grito”?
A expressão define um indivíduo em situação de extrema dificuldade, num beco sem saída, alguns também usam para designar uma pessoa em extrema carência de relação sexuais ou sem dinheiro para nada. Mas o que o simpático cãozinho tem a ver com isso?
De acordo com o professor Ari Riboldi, no livro "O Bode Expiatório 2", os cães possuem dois sentidos extremamente privilegiados: olfato e audição. Com 30 vezes mais tecidos sensoriais olfativos do que o ser humano, ouvem sons quatro vezes mais distantes que o ser humano, além de escutarem sons inaudíveis ao ouvido humano, tanto de baixa frequência como - e principalmente - os de alta frequência.
Por este motivo, podem ficar abalados, sensíveis e nervosos com fortes decibéis. Alarmes, trovões, rojões e outros ruídos altos são extremamente desagradáveis. Uma cena comum e ver cães em desespero, escondendo-se sob mesas, invadindo casas, nas festas de fim de anos ou outras comemorações barulhentas.
A partir disso, é possível provocar a morte de um cachorro com gritos, deixando-o enclausurado em pequeno recinto, sob sons estridentes. O animal acabará enlouquecido, jogando-se contra as paredes, o que resultara em sua morte.
Então galeraa espero que vcs gostem e confira mais no link abaixo:
http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia-animais/
Tháyne

Nenhum comentário:
Postar um comentário